quarta-feira, 18 de maio de 2016


12 a 20 de Maio - Semana Nacional da Enfermagem


No dia 12 de Maio é comemorado o Dia Internacional do Enfermeiro. Esta data foi instituída em homenagem ao nacimento, em 1820, de Florence Nightingale a percusora da enfermagem moderna.
 
Florence Nightingale atuou na guerra da Criméia em 1854 e teve grande destaque por sua preocupação na prestação dos cuidados, introduzindo novas técnicas, transformando a dinâmica funcional do hospital militar do exército inglês na Turquia. Ela capacitou outras enfermeiras e em conjunto conseguiram estabelecer correções de déficit sanitário e de higiene e assim reduziu com êxito as mortes de soldados por infecção, melhorando a qualidade de vida dos hospitalizados provando a importância da profissão.

Os combatentes de guerra que estavam hospitalizados consideravam Florence o seu anjo da guarda pois muito prestativa e preocupada com o próximo, ela saia com sua lanterna na mão, percorrendo as enfermarias dos batalhões e acampamentos para atender os doentes.
 
A guerra acabou em 1856 e como reconhecimento do seu importante trabalho Florence, já doente com Tifo, recebe do governo inglês um prêmio em dinheiro no qual fundou em Londres no hospital Saint Thomas em 1859, a primeira Escola de Enfermagem que serviu de modelo para as posteriores. 

A palavra “Enfermeiro” é a tradução do inglês da palavra NURSE que se formou a partir da junção das palavras em latim: “nutrix”, que significa Mãe, e do verbo “nutrire”, que tem como significados criar e nutrir.
 
A atuação dos Enfermeiros é muito importante na prevenção, combate e continuidade do tratamento das diversas patologias. Hoje podemos dizer que não seria possível constituir um serviço de saúde sem o profissional de Enfermagem.  

Atualmente a enfermagem tem cerca de 100 mil Enfermeiros no Brasil, e em conjunto com os Técnicos e Auxiliares de Enfermagem perfazem 900 mil profissionais trabalhando na Enfermagem. 

A luta dos profissionais de Enfermagem é pela melhoria das condições laborais como a redução da carga horária de trabalho para 30 horas semanais e estabelecimento do piso salarial para a Enfermagem. 
 
Em uma data tão especial quanto a de hoje, homenagiamos o Enfermeiro por toda preparação, pesquisa, estudo, doação, esforços, competência e profissionalismo dedicados á profissão e ao enfermo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário