quarta-feira, 8 de junho de 2016

Campanha Junho Vermelho incentiva doação de sangue em várias cidades


O inverno e as férias escolares desestimulam as doações.
Redução dos estoques nos hemocentros é preocupante.


O inverno está chegando e com ele vem a preocupação com os estoques de sangue nos hemocentros do país. Nesta época do ano, as doações costumam cair muito, até 30%.
A campanha Junho Vermelho pretende incentivar as doações em várias cidades do país. Em São Paulo, os monumentos da capital paulista vão ser iluminados para chamar atenção para o problema.
Os estoques estão baixos e as cadeiras vazias. No maior banco de sangue da América Latina, as doações são quase um pedido de urgência porque com a epidemia de dengue, muita gente precisou de transfusão de sangue e o que sobrou é quase nada. Além disso, a chegada das férias escolares e o frio também desestimulam os doadores.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que de 3% a 5% da população seja doadora de sangue, mas no Brasil, o índice é de 1,9%, considerado muito baixo.
Na Fundação Pró-Sangue, no mês passado, o estoque caiu pela metade e a situação de alguns tipos sanguíneos é bastante crítica, como o A- e o O-.
A auxiliar de limpeza Alba dos Santos já doou sangue 11 vezes e recomenda: “Assim como eu posso precisar, muitos precisam também, é fundamental doar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário