terça-feira, 5 de julho de 2016

A Cabeça e o Pescoço



Os tumores conhecidos como cânceres de cabeça e pescoço geralmente começam nas células escamosas que revestem as superfícies das mucosas úmidas, por exemplo, dentro da boca, do nariz e da garganta. Os tumores de células escamosas são muitas vezes referidos como carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço. Os tumores de cabeça e pescoço também podem começar nas glândulas salivares, mas são relativamente raros. As glândulas salivares contêm muitos tipos de células que podem tornar-se cancerosas, de modo que existem diferentes tipos de cânceres de glândulas salivares.

Os tumores de cabeça e pescoço são classificados conforme a área da cabeça ou do pescoço em que se iniciam:
  • Cavidade Oral - A cavidade oral inclui os lábios, dois terços da língua, gengivas, revestimento interior das bochechas e lábios, piso da boca sob a língua, palato duro e área da gengiva atrás dos dentes do siso.

  • Faringe - A faringe comunica o nariz e a boca com a laringe e o esôfago. É um canal comum ao aparelho digestivo e ao aparelho respiratório. É composto de 3 partes:
  1. Nasofaringe - É a parte superior da faringe, localizada atrás do nariz.
  2. Orofaringe - É a parte média da faringe, inclui o palato mole (parte de trás da boca), a base da língua e as amígdalas.
  3. Hipofaringe - É a parte inferior da faringe.

  • Laringe - A laringe ou caixa de voz é uma via de passagem curta formada por cartilagem e localizada na garganta logo abaixo da faringe. A laringe contém as cordas vocais. Ela também contém a epiglote, uma espécie de lâmina que se move para fechar a ligação da laringe com a glote durante a deglutição, impedindo a comunicação do aparelho respiratório com o aparelho digestivo.

  • Seios Paranasais e Cavidade Nasal - Os seios paranasais são espaços pequenos localizados nos ossos da cabeça em torno do nariz. A cavidade nasal é o espaço oco no interior do nariz.

  • Glândulas Salivares - As glândulas maiores estão localizadas na boca próximas do osso maxilar. As glândulas salivares são responsáveis pela produção da saliva.

Os tumores do cérebro, olho, esôfago e tireoide, bem como os do couro cabeludo, pele, músculos e ossos da cabeça e do pescoço, não são classificados como tumores de cabeça e pescoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário