quarta-feira, 14 de novembro de 2018



Dia Mundial do Diabetes alerta sobre riscos da doença.
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Nesta quarta-feira (14), está marcado o Dia Mundial do Diabetes, campanha que alerta sobre os riscos da doença e a importância da prevenção e controle de suas complicações. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, 7.201 pessoas foram internadas no Paraná, e 3.472 morreram em decorrência do diabetes. Conforme levantamento divulgado no ano passado pelo Ministério da Saúde, 9% da população brasileira convive com a doença.
O diabetes pode ser evitado, assim como a hipertensão e o colesterol alto, desde que hábitos saudáveis, como alimentação adequada e a prática de atividade física, sejam adotados pela população, conforme destacou o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi. “O diabetes é uma doença crônica séria, podendo ocasionar complicações graves que podem levar à morte. Trata-se de um problema que não pode ser ignorado. Precisamos alertar nossa população sobre os riscos da doença e incentivar a adoção de medidas preventivas”, lembrou.
Riscos
O diabetes é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue. Com isso, as células do corpo ficam com pouca energia e o sangue repleto de glicose. A doença pode ocorrer já na infância ou na adolescência, mas na maioria das vezes atinge adultos.
Entre os fatores de risco para o aparecimento da doença estão a alimentação desequilibrada, pobre em frutas e verduras e rica em carboidratos e gorduras; obesidade e sobrepeso; sedentarismo (falta de atividade física) e histórico familiar.
Complicações
Quando não tratada, o diabetes pode levar a complicações bastante prejudiciais à saúde, incluindo infecções, insuficiência renal, infarto do miocárdio e doenças vasculares, como derrame cerebral e gangrena de braços e pernas. A necessidade de amputações de membros inferiores também pode ser causada pela doença. No Brasil, estimativa do Ministério da Saúde mostra que 70% das amputações de membros inferiores feitas no país está relacionada à doença.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta serviços para prevenção, detecção, controle e tratamento medicamentoso do diabetes gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário