terça-feira, 17 de novembro de 2020

 



O Novembro Azul é dedicado à conscientização dos homens sobre o câncer de próstata e sobre a importância do cuidado com a saúde. Nesta missão, a campanha conta com um aliado fundamental: as mulheres.

"Acreditamos que seja a mulher quem decida esse jogo. É ela quem tenta o tempo inteiro convencer o homem a procurar algum serviço médico, é ela que incentiva a agendar uma consulta, fazendo com que o homem tenha um pouquinho mais de consciência e vá ao médico", afirma Marlene Oliveira, presidente do Lado a Lado, sobre o papel da mulher no Novembro Brasil, em entrevista transmitida ao vivo pelo programa Manhã Bandeirantes, da Rádio Bandeirantes, durante ação no Masp , em São Paulo.

Para Marlene, essa resistência do público masculino em visitar o serviço médico com maior frequência é uma questão cultural. "Nós, mulheres, a partir dos 12, 13 anos, sabemos que precisamos fazer exames periódicos, e o homem não. Então essa campanha vem levar essa informação, da importância do homem cuidar da sua saúde", comenta.

Embora o Novembro Azul dê destaque ao câncer de próstata, a presidente do Lado a Lado, idealizador da campanha, lembra que o objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção quando o assunto é saúde, no seu sentido mais amplo. "O homem não é só a próstata. Falar sobre a saúde deles envolve tudo, por isso prevenção pode começar desde cedo", convida.

Especificamente sobre ao câncer de próstata, Marlene afirma que o preconceito ainda é uma realidade e dá um recado aos homens acima dos 50 anos, idade a partir da qual é recomendada a realização de exames preventivos. "O exame de toque retal dura menos de 15 segundos e pode salvar uma vida. Então, homens, deixem esse receio de lado", reforça.


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