segunda-feira, 20 de março de 2023

 




O medo do retorno (recidiva ou metástase) do câncer, ou ainda o reaparecimento de um câncer anterior, é uma das maiores preocupações após o tratamento do câncer. É natural você se preocupar com isso. Algum medo do retorno é normal, mas o medo excessivo pode levar à diminuição da sua qualidade de vida, incluindo problemas para dormir e comer, dificuldade de concentração e tomada de decisões e afastamento de participar de atividades que antes proporcionavam alegria e realização. Um aumento nos problemas físicos, angústia e risco de transtorno de estresse pós-traumático também podem aparecer.

Felizmente, existem várias maneiras de controlar o medo da recorrência do câncer:

Converse com seu oncologista e ou equipe de enfermagem sobre seus medos de recorrência. Seu médico pode ajudar a colocar suas preocupações em perspectiva.
Seja proativo e bem informado. A maioria dos cânceres tem um padrão previsível de recorrência. Converse com seu médico, que pode lhe informar sobre as chances de recorrência do câncer e os sintomas a serem observados. Pergunte sobre medidas que você pode tomar para reduzir o risco de recorrência. Às vezes, concentrar-se nas ações que você pode realizar pode ajudá-lo a gerenciar e superar seus medos.
Nomeie seus medos. É mais do que apenas o medo do câncer voltar? Você tem medo da dor? Você tem medo do resultado e do que isso significa para seus filhos? Identificar o medo o ajudará a determinar as etapas necessárias para enfrentá-lo e gerenciá-lo.
Busque apoio emocional. Compartilhe seus medos com um profissional de psicologia ou grupo de apoio. Conversar com alguém ajuda a diminuir a solidão que acompanha o medo.
Encontre um método de enfrentamento. A distração é um excelente método de enfrentamento porque vai tirar sua mente do foco no medo. A distração pode ser de várias formas:
Inicie um programa de exercícios.
Encontre uma saída criativa, como pintar, ouvir música ou fazer um diário.
Meditação e técnicas de mindfulness.
Torne-se um advocate/defensor de outras pessoas com câncer. Outras pessoas também lutam com medo de recorrência. Compartilhe essas dicas e como você as usou para ajudar outras pessoas a lidar com o medo.
Não viva com medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário