segunda-feira, 11 de abril de 2016

O esôfago é um tubo muscular oco, localizado entre a traqueia e a coluna vertebral e que conecta a garganta ao estômago.

A parede do esôfago é formada por várias camadas:

Esôfago
  • Mucosa – Camada que reveste o interior do esôfago e se divide em:
     a) Epitélio - Camada mais interna do esôfago, formada por células planas denominadas células escamosas. A maioria dos cânceres de esôfago se origina nesta camada.
     b) Lâmina Própria – É uma fina camada de tecido conjuntivo sob o epitélio.
     c) Muscularis Mucosa – É uma camada muito fina de músculo sob a lâmina própria.

  • Submucosa – É a camada do tecido conjuntivo logo abaixo da mucosa, que contém os vasos sanguíneos e os nervos. Em algumas partes do esôfago, esta camada também contém glândulas que secretam muco.

  • Muscularis própria - Esta camada de músculo se contrai de forma coordenada e rítmica para empurrar o alimento ao longo do esôfago da garganta para o estômago.

  • Adventícia – É a camada mais externa do esôfago, formada por um tecido conjuntivo.

A parte superior do esôfago tem uma área especial do músculo em seu início que se afrouxa abrindo o esôfago quando sente a presença de alimentos ou líquidos. Este músculo é denominado esfíncter esofágico superior.

A parte inferior do esôfago que se liga ao estômago é denominada junção gastroesofágica. Uma área especial do músculo perto dessa junção, denominada esfíncter inferior do esôfago, controla o movimento do alimento do esôfago para o estômago e faz com que o ácido estomacal e as enzimas digestivas não cheguem ao esôfago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário