Vacinação contra a gripe para idosos, crianças e gestantes
Começou nesta segunda-feira (11) a campanha de vacinação contra o H1N1 para imunizar gestantes, idosos e crianças de 6 meses a 5 anos na região metropolitana de São Paulo.
A vacinação foi antecipada no estado por causa do aumento dos casos de H1N1. Já foram registradas 70 mortes por H1N1 no estado e 537 casos da doença.
Na última segunda (4), a vacinação teve início para profissionais da saúde. A expectativa da Secretaria Estadual da Saúde é vacinar 3,5 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários na Grande São Paulo.
No dia 18, as mulheres que acabaram de ter bebês, pessoas com doenças crônicas e outros grupos começam a receber a vacina.
Na UBS Campo Limpo, na Zona Sul da capital paulista, já havia uma fila grande de pessoas esperando para tomar a vacina mesmo antes da abertura do posto, prevista para as 7h. Em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, também foram registradas filas.
Segundo o secretário da Saúde, Alexandre Padilha, 450 unidades da rede pública municipal estão abertas nesta segunda desde às 7h para atender o público prioritário. A campanha antecipada fará a aplicação de 3 milhões de doses da vacina em postos de saúde.
"Não existe contraindicação [para a vacina], ela não é de vírus vivo, as pessoas não precisam ter a preocupação de que a vacina possa desenvolver gripe, não tem como, porque a vacina não tem um vírus vivo, são partículas do vivo que fazem a proteção à pessoa. A gente só orienta que se a pessoa estiver com febre, não tomar a vacina no dia em que estiver com febre, espera a febre passar e vem tomar em outro dia", diz Padilha.
Diferentes vacinas
As vacinas da rede pública são trivalentes e protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e o tipo B.
Na rede privada, estão disponíveis também as vacinas quadrivalentes, com cepas para um outro tipo de gripe b, que circula nos Estados Unidos.
No restante do país, a campanha contra e influenza começa no dia 30 de abril e vai até o dia 20 de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário