Mal de Alzheimer: confira os sintomas precoces da doença
A família deve estar sempre alerta aos sintomas do Mal de Alzheimer para que o tratamento seja feito a tempo e de forma eficaz. Além disso, alguns sinais podem estar relacionados a outras doenças. Veja!
Por:
Larissa
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), até o ano de 2050 152 milhões de pessoas serão afetadas pela demência. Destas, 70% dos casos serão do Mal de Alzheimer. Essa doença afeta pessoas do mundo inteiro e interferem diretamente na vida cotidiana do paciente, tornando o tratamento difícil para toda a família.
Um dos maiores desafios é compreender os sintomas do Mal de Alzheimer desde o início, uma vez que podem ser confundidos com o processo natural de envelhecimento. Ao primeiro sinal da patologia, a família deverá procurar um médico para que o paciente passe por uma avaliação clínica. Só assim o diagnóstico poderá ser feito.
Sintomas comuns x Sintomas do Mal de Alzheimer
Como alguns sintomas da Doença de Alzheimer podem ser confundidas com mudanças naturais da terceira idade, é preciso estar atento ao tipo de sinal e à frequência com que ele acontece.
No início da doença, acontecem os pequenos esquecimentos e lapsos de memória. Aos poucos, no entanto, os sintomas se agravam, tornando o paciente confuso e com a personalidade alterada. Acontecem, ainda, algumas mudanças na conduta normal do paciente e, em casos moderados a graves, episódios de desconhecimento dos familiares e até de si mesmo.
A gravidade da doença faz com que idosos comecem a ficar dependentes de cuidados, precisando de apoio para locomoção, higiene básica, alimentação, entre outras atividades.
É importante ter em mente que qualquer sintoma do Mal de Alzheimer, mesmo o menor esquecimento, deve ser investigado quando eles afetam o dia a dia do paciente, pois tem chances de ser alguma forma de demência.
Como perceber
É preciso ficar atento para avaliar se a característica é algo novo ou se sempre existiu. Se uma pessoa sempre teve dificuldade para amarrar os sapatos, não é necessário se preocupar caso, na terceira idade, isso aconteça. No entanto, se essa dificuldade surgir de forma abrupta, convém conversar com um médico.
Alguns pacientes ainda podem perceber as mudanças e relatar para os familiares, mesmo que eles não tenham percebido alterações. Nessas horas, é importante ouvir o paciente e dar a atenção necessária à preocupação.
A família deve estar sempre alerta aos sintomas do Mal de Alzheimer para que o tratamento seja feito a tempo e de forma eficaz. Além disso, alguns sinais podem estar relacionados a outras doenças, como a Distimia, que também exige um diagnóstico correto e um tratamento certeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário