sexta-feira, 11 de setembro de 2015


BICALUTAMIDA
O que é e como se utiliza?
A Bicalutamida pertence a um grupo de medicamentos designado antiandrogénios não-esteróides. A substância activa bicalutamida bloqueia o efeito indesejável das hormonas sexuais masculinas (androgénios) e inibe o crescimento das células na próstata desta forma.

Bicalutamida toLife, numa dose diária de 50 mg, é utilizada em doentes com cancro da próstata avançado. É tomada juntamente com um fármaco conhecido como um análogo da hormona libertadora da hormona luteinizante (LHRH) ? um tratamento hormonal adicional ? ou acompanhando a remoção cirúrgica dos testículos.

Numa dose diária de 150 mg, Bicalutamida toLife é utilizada em doentes com cancro da próstata não metastático, localmente avançado, no caso em que não é considerada adequada ou aceitável a remoção cirúrgica dos testículos ou outra intervenção médica.

O que se deve tomar em consideração antes de utilizá-lo?
Não tome Bicalutamida toLife e informe o seu médico ou farmacêutico se alguma destas situações se aplicar:
-se tem alergia (hipersensibilidade) à bicalutamida, ou a qualquer outro componente de Bicalutamida toLife;
-se é mulher; este medicamento não é indicado para mulheres, incluindo grávidas e mulheres que estejam a amamentar;
-se toma simultaneamente outros medicamentos contendo terfenadina, astemizol ou cisapride.

Tome especial cuidado com Bicalutamida toLife:
Antes de tomar o seu medicamento informe o seu médico se:
-tem algum problema de saúde ou doença que afecte o seu fígado;
-está a tomar outros medicamentos, incluindo aqueles que compra sem receita médica. Se for hospitalizado informe o pessoal médico de que está a tomar Bicalutamida toLife.

Ao tomar Bicalutamida toLife com outros medicamentos
Informe o seu médico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.
Em particular, deverá informar o seu médico se estiver a tomar medicamentos anticoagulantes orais (que previnem a formação de coágulos de sangue), alguns anti-histamínicos (terfenadina ou astemizole), cisapride (para alguns tipos de indigestão), ciclosporina (para suprimir o seu sistema imunitário), ou bloqueadores dos canais de cálcio (para tratamento de pressão arterial alta ou outras doenças cardíacas), cimetidina ou cetoconazol.

Gravidez e Aleitamento
Bicalutamida toLife não deve ser tomado por mulheres, incluindo grávidas e mulheres que estejam a amamentar.

Condução de veículos e utilização de máquinas
É improvável que Bicalutamida toLife possa prejudicar a sua capacidade de conduzir veículos ou operar com máquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de Bicalutamida toLife Bicalutamida toLife contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

Utilização de Bicalutamida toLife em Crianças
Bicalutamida toLife não deve ser administrado a crianças.

Como é utilizado?
Tome Bicalutamida toLife sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

A dose habitual é de 1 comprimido (50 mg) tomado uma vez ao dia ou de 3 comprimidos (150 mg) tomados numa única toma diária, conforme as instruções do seu médico.
Deverá engolir o comprimido inteiro com um pouco de água.
Tente tomar os comprimidos sempre à mesma hora do dia.
Não pare de tomar os comprimidos mesmo que se esteja a sentir bem a não ser que o seu médico o recomende.

Se tomar mais Bicalutamida toLife do que deveria
Informe imediatamente o seu médico ou farmacêutico para que o aconselhem, ou dirija-se ao hospital mais próximo.

Caso se tenha esquecido de tomar Bicalutamida toLife
Se se esquecer de tomar um comprimido, não tome uma dose a dobrar para compensar a dose que se esqueceu de tomar. Continue de acordo com o programa habitual.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Quais são os possíveis efeitos secundários?
Como todos os medicamentos, Bicalutamida toLife pode causar efeitos secundários; no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Contacte o seu médico imediatamente ou desloque-se ao hospital mais próximo se lhe acontecer alguma das seguintes situações:
-falta de ar grave ou agravamento súbito de falta de ar, possivelmente com tosse ou febre. Alguns doentes que tomam bicalutamida podem desenvolver uma inflamação nos pulmões, denominada doença pulmonar intersticial.
-comichão intensa na pele (com inchaços ou protuberâncias) ou inchaço da cara, lábios, língua e/ou garganta, que possam causar dificuldade em engolir.
-sangue na urina.
-dor abdominal.
-coloração amarela da pele e dos olhos (icterícia). Podem ser sintomas de lesão no fígado ou pode ocorrer raramente falência do fígado.

Informe o seu médico se algum dos seguintes efeitos secundários o incomodar:

Efeitos indesejáveis que podem surgir quando Bicalutamida toLife é administrado numa dose diária de 50 mg (1 comprimido):
-Muito frequentes: hipersensibilidade ou aumento do volume da mama, afrontamentos. -Frequentes: náuseas, diarreia, comichão, sensação de fraqueza.
-Raros: vómitos, pele seca.

Efeitos indesejáveis que podem surgir quando Bicalutamida toLife é administrado numa dose diária de 150 mg (3 comprimidos):
-Muito frequentes: hipersensibilidade ou aumento do volume da mama. -Frequentes: afrontamentos, náuseas, comichão, sensação de fraqueza, pele seca, diminuição da líbido, impotência, aumento de peso, perda ou crescimento de cabelo. -Pouco frequentes: indigestão, depressão.

Ocasionalmente, a bicalutamida poderá estar associada com alterações do sangue, pelo que é possível que o seu médico peça algumas análises ao sangue.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Como deve ser guardado?
Manter fora do alcance e da vista das crianças.
O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação. Não utilize Bicalutamida toLife se notar alguns efeitos visíveis de deterioração do medicamento.
Não utilize Bicalutamida toLife após o prazo de validade inscrito na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário