terça-feira, 15 de março de 2016

Encometriose


Mitos e verdades – Endometriose

A endometriose é conhecida como “doença da mulher moderna” e muito se fala nela. Mas você realmente sabe quais são suas características e consequências? Confira alguns mitos e verdades sobre ela:

Dores durante ou após as relações sexuais podem ser sintoma de endometriose.
– Verdade. As lesões da endometriose causam uma reação inflamatória crônica que pode provocar sintomas dolorosos e recorrentes.
A endometriose só atinge mulheres que estão na fase reprodutiva.
– Mito. A endometriose ocorre na fase reprodutiva e na pós-menopausa imediata, o que apoia a ideia da sua dependência do hormônio estrógeno.

A endometriose é uma doença progressiva.
– Verdade. Quando não tratada, a endometriose causa processos de aderências e infiltração em órgãos como bexiga e intestino. Casos avançados da doença também podem resultar em infertilidade.

A endometriose está diretamente ligada ao desenvolvimento do câncer no ovário.
– Mito. Não existe essa associação, embora a endometriose possa aumentar a chance de desenvolver um cisto pequeno, chamado de endrometrioma, que pode ou não ser maligno. Não é comum um tratamento da endometriose para prevenir o câncer de ovário.

A endometriose se não tratada pode deixar a mulher infértil.
– Verdade. A mulher precisa estar atenta a dor da cólica, aumento de fluxo menstrual e todos os outros sintomas que saiam do padrão do período menstrual. A cólica da endometriose não pode ser tratada com medicamento comum, principalmente nas mulheres mais jovens, que têm uma vida reprodutiva pela frente que pode ficar comprometida se a endometriose não for tratada adequadamente.

Endometriose é uma doença causada apenas pelo aumento do fluxo menstrual.
– Mito. Na verdade, a endometriose depende do hormônio feminino produzido pelo ovário, o estrógeno, para seu desenvolvimento. Esse mesmo hormônio é produzido pelo tecido gorduroso, mesmo sendo uma forma menos ativa, o que favorece uma piora da doença. Além disso, a doença está associada à predisposição genética, estilo de vida, queda do sistema imunológico e alterações no fluxo menstrual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário