sexta-feira, 11 de março de 2016

Dia Mundial do Rim


A Sociedade Brasileira de Nefrologia indica que, no Brasil, cerca de 18 milhões de pessoas são vítimas de doenças renais crônicas. Dessas, somente 30% sabem disso e aproximadamente 60 mil brasileiros fazem algum tipo de diálise e 25 mil foram submetidos a transplante renal.
Diante do aumento da ocorrência, a Sociedade Mundial de Nefrologia, criou em 2005, o Dia Mundial do Rim. O objetivo é ampliar a divulgação destes números e conscientizar a população da importância da prevenção e do tratamento das doenças renais.

Os rins são dois órgãos situados atrás do abdome (região lombar), um de cada lado do corpo. Um quinto do volume de sangue bombeado pelo coração destina-se a eles, o que dá uma medida de sua importância.

Cada rim pode ser entendido como um conjunto de unidades funcionais, chamadas néfrons. Cada uma dessas unidades compõe-se de uma estrutura filtrante e uma série de segmentos (túbulos).

O sangue filtrado no glomérulo dá origem a um produto chamado "ultrafiltrado", que percorre os diversos segmentos dos túbulos. Durante esse percurso, o ultrafiltrado sofre subtração e acréscimo de diversos elementos até se transformar em urina.

Causas de problemas renais

Sabe-se que as principais causas estão ligadas à hipertensão arterial e ao diabetes. Além delas, o uso de medicamentos sem prescrição médica e a automedicação e doenças infectocontagiosas também podem prejudicar os rins.

Sintomas

Alguns dos principais indícios de que alguma coisa não vai bem com os rins são:

Hipertensão arterial;
Inchaço das pernas, na face ou no corpo todo;
Anemia ou palidez anormal;
Fraqueza e desânimo constantes, sem explicação aparente;
Náuseas e vômitos frequentes pela manhã;
Presença de sangue na urina;
Presença de dor, ardor ou dificuldade para urinar;
Como evitar problemas renais?

O acompanhamento médico e o tratamento adequado do diabetes e da hipertensão arterial são fundamentais para manter a saúde dos rins. Além disso, a ingestão de líquidos também é importante para que o funcionamento do organismo como um todo: recomenda-se que sejam ingeridos entre 1,5 a 2 litros por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário