quarta-feira, 9 de março de 2016

Radioterapia

Tecnologia adquirida pelo A.C.Camargo permite reduzir tempo da radioterapia intraoperatória em pacientes com câncer de mama



Em 2016, o A.C.Camargo Cancer Center, centro de referência em prevenção, tratamento, ensino e pesquisa em câncer, passa a contar com um novo aliado para o tratamento radioterápico intraoperatório de pacientes com câncer de mama.

Com este equipamento, uma dose única de radiação é aplicada no paciente, reduzindo o tempo do tratamento para 30 minutos - a radioterapia com acelerador linear dura entre 5 e 6 semanas, beneficiando um número maior de pacientes.

A utilização do novo equipamento será para casos específicos do câncer de mama. "Os pacientes elegíveis são, principalmente, os diagnosticados em fases mais iniciais da doença e com idade superior a 50 anos", explica Dr. José Luiz Bevilacqua, diretor do Núcleo de Mastologia do A.C.Camargo. Segundo o cirurgião oncologista, a indicação para casos mais avançados é restrita.


Benefícios já conhecidos do tratamento

A técnica da radioterapia intraoperatória, de acordo com o diretor do Departamento de Radioterapia, Dr. Antônio Cássio Assis Pellizzon, elimina ou reduz possíveis efeitos colaterais da radioterapia com acelerador linear, como vermelhidão, sensibilidade da pele, fadiga ou atraso na cicatrização de feridas. "Ela ajuda a evitar exposição desnecessária à radiação e limita o tratamento à porção da mama onde o tumor primário estava localizado, poupando outros órgãos, como coração, pulmão e pele, de qualquer risco", destaca o radio-oncologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário