quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Linfoma

Mitos ou Verdades sobre Linfoma



,
Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando "inchaço" no local. Dr. Jayr Schmidt Filho, médico titular da Oncologia Clínica, esclarece as dúvidas comuns aos pacientes. Confira.

Todo diagnóstico de linfoma refere-se à mesma doença?

Mito. Trata-se de um grupo diversificado de doenças, divididas inicialmente entre Linfomas de Hodgkin e não Hodgkin, que se distinguem principalmente pela característica da célula tumoral e, consequentemente, pelo tipo de tratamento. Ambos são tratados com quimioterapia, com a possibilidade de se associar ou não à radioterapia, de acordo com o caso.

Esses dois grupos englobam subdivisões ainda mais específicas, resultando em cerca de 50 subtipos. Entre os Linfomas não Hodgkin, por exemplo, há diferenciação na velocidade da evolução do câncer: os indolentes se expandem lentamente e demoram a apresentar sintomas; já os agressivos demonstram sinais de sua extensão rapidamente e podem exigir uma intervenção imediata.

Já o Linfoma de Hodgkin pode ser clássico ou de predomínio Nodular Linfocitário, caracterizado de acordo com o tecido atingido pelo tumor.

A incidência de linfomas é maior entre fumantes?

Verdade. Assim como a leucemia, o linfoma também é mais comum naqueles que apresentam o hábito do tabagismo. Segundo pesquisas, o risco de desenvolver um Linfoma de Hodgkin pode ser 50% maior para quem fuma, na média, 20 cigarros por dia.

O surgimento da íngua nem sempre é um sintoma de linfoma?

Verdade. O aumento do tamanho de um gânglio linfático pode ocorrer devido ao desenvolvimento de um câncer como o linfoma, mas também ser causado por infecção ou inflamação. O recomendável é consultar um especialista para avaliar cada caso com o objetivo de identificar possíveis causas, principalmente se não houver infecção no local.

O linfedema, acúmulo de circulação linfática em um gânglio, é fator de risco?

Mito. Esse tipo de inchaço costuma ser consequência de alguns tratamentos oncológicos. Geralmente provocado por um funcionamento anormal da drenagem linfática, o gânglio pode aumentar por diversas causas, como doenças imunológicas ou infecções.

Dr. Jayr Schmidt Filho - CRM 127063
Médico Titular da Oncologia Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário