No dia 1 de Fevereiro é comemorado o dia do publicitário, que é o profissional do ramo de publicidade e comunicação, sendo responsável pelo planejamento, coordenação e desenvolvimento de campanhas publicitárias para divulgação de produtos, marcas, serviços ou pessoas.
Desde a época dos gregos já existia a propaganda e de certa forma os publicitários, que faziam anúncios pintados em paredes para chamar as pessoas para determinado evento.
Em 4 de Dezembro de 1936, ocorreu em Buenos Aires o primeiro congresso que reuniu essas profissionais e dia 4 de Dezembro ficou conhecido mundialmente como o Dia da Propaganda.
O publicitário pode atuar em diversas ramos dentro da publicidade e propaganda, que exigem do mesmo a criatividade e um conjunto de métodos de aplicação para que essa criatividade seja transformada em ações publicitárias de qualidade.
Todas essas ações têm origem no briefing do cliente, que é o documento que reúne todas as informações sobre o projeto publicitário a ser desenvolvido.
A partir da definição desse projeto são definidos os Jobs, que são as divisões de tarefas que cada área dentro da publicidade deve desenvolver, sendo que cada um dentro do projeto receberá um Job.
Podemos dizer que as principais áreas da publicidade são:
- Atendimento, onde ocorre o contato inicial com o cliente;
- Pesquisa e Planejamento, responsável por pesquisar o mercado e público alvo, bem como realizar o trabalho de planejamento de como as ações publicitárias deverão ocorrer de acordo com o briefing do cliente;
- Assessoria de comunicação, faz a conexão da empresa com seu público e define como esse contato deve acontecer;
- Criação responsável pela fase de criação em conjunto com o redator de diretor de arte, definindo como será o processo de criação para que o mesmo atenda o briefing do cliente;
- Diretor de arte, é o responsável por toda a parte visual e gráfica do trabalho de publicidade;
- Produção gráfica, é a área que produz o que foi pensado pela área de criação e definido pela diretoria de arte;
- Redator, é o profissional responsável pelo texto da publicidade, seja slogans, ou roteiros de comerciais, utilizando técnicas de persuasão;
- Media: é onde se define em quais mídias aquela campanha será veiculada, de acordo com o público alvo e outros dados da pesquisa e orçamento do cliente;
- New media e Publicidade online: Com a ampliação das novas mídias e internet, tornou-se a criação de uma área para focar nesse público alvo, e também em como a mensagem será transmitida a ele;
- RTVC: área responsável pela produção de campanhas e publicidade para mídias como rádio, televisão e cinema.
Mensagem dia do publicitário
"Um bom publicitário é o que cuida da sua marca como se fosse seu filho, alguns levam isso tão a sério que passam a noite acordados"
"Estranho é ver as palavras feliz, dia e publicitário na mesma frase"
"O planejamento estruturou, a mídia discordou. O atendimento foi contra, a criação defendeu a ideia com unhas e dentes. É quase impossível agradar a todos os publicitários que é melhor ser curto e direto: Parabéns!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário