quinta-feira, 2 de julho de 2015

01/07/2015 10h43 - Atualizado em 01/07/2015 12h13

Estilo de vida pode ser decisivo para o surgimento de doenças

Aconselhamento genético ajuda a combater e prevenir doenças.
Herança genética nunca é a única causa do câncer.

Do G1, em São Paulo
Se você pudesse nascer duas vezes no mesmo corpo daria para saber quais são as experiências que estragam a sua saúde. Mas como isso é quase impossível, o histórico de saúde da família pode ajudar a prevenir doenças sérias, como o câncer. Os convidados do Bem Estar desta quarta-feira (1), o pediatra e onco-hematologista Ricardo Ghelman, o neurologista Alexandre Ghelman e o oncologista Fernando Maluf, explicaram o que é o aconselhamento genético.
O aconselhamento genético ajuda a prevenir e combater doenças que já surgiram na família e que talvez a pessoa tenha mais chance de desenvolver. É importante o médico saber se existem casos de câncer, problemas no coração, hipertensão na família, já que algumas doenças são hereditárias. Com as informações, o profissional monta um mapa da família, com todas as doenças. Depois disso, são feitos exames, caso necessário.
A herança genética nunca é a única causa do câncer, ela corresponde a 10% dos casos. Muitas vezes, outros fatores podem interagir com o fator genético, como o ambiente, os alimentos, medicamentos e o estilo de vida. Quem fuma e bebe, por exemplo, tem mais chance de desenvolver câncer.
E a saúde mental, pode ser um fator de proteção? Os cientistas dedicam-se a entender como promover a resiliência, que é a capacidade de não sucumbir aos revezes da vida. Quem sucumbe está mais exposto ao estresse e ao abuso de substâncias e comidas, que são fatores de risco para uma série de problemas de saúde. A resiliência tem relação com o equilíbrio de três campos da mente: cognitivo, afetivo e comportamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário