sexta-feira, 3 de julho de 2015

Centro de Investigação Translacional em Oncologia

Um dos objetivos do Icesp é coordenar a extensa rede de pesquisadores que estudam o câncer em várias frentes. 

Para tanto, está construindo um centro com equipamentos e serviços comuns a todos os grupos de pesquisa, incluindo microscópios a laser, seqüenciadores de DNA, separadores de células e ambientes para cultivo de células e produção de DNA recombinante e vírus recombinantes. 

Haverá, ainda, a implantação de um banco de amostras biológicas, com fragmentos de tumores congelados, amostras de sangue, RNA, DNA e proteínas coletadas dos pacientes. 

Atuando de forma coordenada e integrada será possível otimizar recursos e acelerar a difusão dos resultados obtidos nas áreas de pesquisa, que foram divididas em quatro grandes programas: 



1. Programa de Pesquisas Clínicas – estudos de novas formas para prevenir, diagnosticar ou tratar o câncer.


2. Programa de Oncologia Molecular – estudos abrangentes que vão do diagnóstico até as mais recentes inovações no campo molecular, como novos marcadores para diagnóstico de tumores, diagnóstico molecular por imagem e outros.


3. Programa de Inovação em Terapia – fazendo interface com Programa de Pesquisas Clínicas, desenvolve estudos sobre novas tecnologias, inovações e aperfeiçoamento de modalidades terapêuticas já existentes. 


4. Programa de Medicina Regenerativa aplicada à Oncologia – estudo das bases para regeneração tecidual e sua aplicação na recuperação do paciente com câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário