segunda-feira, 6 de julho de 2015

Radioterapia do A.C.Camargo é premiada em Congresso Nacional sobre o tema

05.07.2015
Estudo apresentado pela equipe de radioterapia do A.C.Camargo Cancer Center sobrebraquiterapia - tratamento por meio do qual a radiação atinge diretamente o tumor - foi destaque como a melhor pesquisa clínica institucional no XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia, realizado entre 17 e 20 de junho, na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

A pesquisa começou em 1997, quando a equipe liderada pelo Dr. Cássio Pellizzon passou a monitorar o uso da braquiterapia de alta taxa de dose (conhecida pela sigla HDR, High-Dose Rate) em pacientes com câncer de próstata já indicados para tratamento com radioterapia. A técnica permitiu o aumento da dose de radiação à próstata e redução nos tecidos normais em todos os pacientes, independentemente do seu grau de risco (estadiamento), melhorando o controle da doença e, consequentemente, as chances de sucesso no tratamento.

Com o segundo lugar na classificação geral - em primeiro esteve uma metanálise, pesquisa que envolve conclusões de vários estudos americanos -, a casuística apresentada pelo A.C.Camargo foi a melhor colocada entre as institucionais, que contaram somente com números e dados próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário